Mais um post analisando a pesquisa realizada pela WPP, representada no Brasil pela BrandAnalytics/Millward Brown. Hoje um post muito interessante por falar apenas de marcas brasileiras, que conhecemos bem. A proximidade das marcas nos dá mais senso crítico para analisar a pesquisa como o resultado das estratégias de mercado e ações de marketing que estas empresas realizam.

Vamos primeiro ao ranking das 100 marcas mais valiosas:

analisedemarketing_maisvaliosasbr

O ranking começa com Petrobrás, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Como a metodologia da pesquisa considera também os resultados financeiros, uma petrolífera e três bancos (num país em que o setor bancário é o que mais lucra) na liderança não surpreendem. É justo dizer que mesmo com o alto lucro das empresas todas tem marcas fortes e um investimento constante em comunicação, propaganda e fortalecimento institucional.

Do quarto ao nono lugar já muda bastante: as marcas são de produtos vendidos ao consumidor. Na ordem: Natura, Skol, Brahma, Sadia e Perdigão. A Natura é realmente um case de marketing. Uma marca visionária, inovadora, que soube encontrar um posicionamento e competir com grandes marcas globais. A Natura vale um post exclusivo. As cervejas, ambas da Ambev, investem muito em publicidade e propaganda, e com boas vendas conquistaram boas posições no ranking. O raciocínio vale também para Sadia e Perdigão: boas vendas e muito investimento. Lembrando que as duas marcas também pertencem a um grupo só, a Brasil Foods (BRF). No décimo lugar a Vale, que segue o padrão da Petrobrás e dos Bancos. Forte investimento na imagem e atuação em um setor de lucros incríveis.

No crescimento em comparação ao ano de 2009 a Porto Seguro impressiona, se valorizando 323%. O salto de US$319 milhões para US$1,350 bilhão se justifica pela união com o Itaú Unibanco, e também pelo marketing bem feito. Em 2010 a empresa fez mais que assinar o contrato e esperar o cliente precisar dos serviços. A empresa buscou interagir com o cliente com mais frequência, o que claro fortalece a marca. Quem faz um seguro de automóvel, por exemplo, ganha assistência técnica para eletrodomésticos. Isso aumenta os momentos de contato do consumidor com a marca e gera fidelização.

imageOutros destaques de valorização foram Ipiranga, MRV e GOL. Segunda, quarta e quinta marcas, respectivamente, que mais se valorizaram em 2010. A Ipiranga assumiu os postos Texaco pelo país, investiu em nova arquitetura e ampliação de serviço dos postos e em intensas campanhas publicitárias para se aproximar dos consumidores. Uma boa estratégia que deu resultado. Destaco MRV e GOL por serem empresas com as quais os consumidores já tiveram o pé atrás. Cada vez mais competitivas veem suas marcas crescerem no conceito do público.

O ranking tem também 7 estreantes: Multiplus, Bovespa, Hering, Banrisul, Riachuelo, Odontoprev e Droga Raia. A Hering é outro case de marketing. Uma empresa que saiu do básico, criou um posicionamento forte e uma linha de produtos moderna que agrada o público. Seus resultados são expressivos, e a fase boa, além da valorização da marca suas ações não param de subir na bovespa.

Para concluir vamos visualizar as 50 marcas mais valiosas do Brasil separadas por segmento:

Varejo (9) – Casas Bahia, Lojas Americanas, Extra, Renner, Pão de Açucar, Drogasil, Riachuelo, Marisa e Droga Raia
Serviço (8) – Cielo, Multiplus, Redecard, Totvs, Amil, Fleury, OdontoPrev e Localiza
Bancos e seguradoras (6) – Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Porto Seguro, BM&F Bovespa e Banrisul
B2B (5) – Petrobrás, Vale, Embraer, Gerdau e CSN
Telecom (4) – Oi, Vivo, Net e Embratel.
Construção Civil (3) – MRV, Cyrela e PDG Realty
Cervejas (3) – Brahma, Skol e Antarctica (todas da ambev)
Alimentação (3) – Sadia, Perdigão e Swift
Moda (2) – Hering e Havaianas
Distribuição de combustíveis (2) – Ipiranga e Ultragaz
Empresas aéreas (2) – Tam e Gol
Cosméticos – Natura
Educação – Anhanguera
Shopping Centers – Iguatemi

Veja abaixo os outros posts da série:
Série Marcas: As mais fortes do Brasil
Apple: Marca mais valiosa do mundo

Fonte: Revista Isto É

Write A Comment