Já assisti o vídeo de despedida da Kombi umas 10 vezes desde sábado. Vi sozinho, chamei outros para ver comigo e fiz questão de compartilhar. Que campanha sensacional. O vídeo, que com cinco dias já tem 876.000 acessos, não precisa de uma razão para ser visualizado, mas precisou de uma razão para ter sido produzido.
Por qual motivo uma empresa investe pesado em um produto que não vai lhe render nem mais R$1? A produção da Kombi foi encerrada pela lei que obriga todos os veículos a ter freio ABS e Air Bag. Com isso a Volkswagen perde uma vaca leiteira, um produto que não demanda grandes investimentos em inovação e divulgação mas era destaque de vendas. A Kombi é o 8º veículo mais vendido da história do Brasil. Agora, no fim de uma era, a empresa oferece à Kombi a melhor campanha publicitária de sua história. Por quê?
Seria muita pretensão tentar advinhar o que Volkswagen pensou antes de criar a campanha, mas é possível identificar onde ela ainda pode ganhar com a Kombi:
Por enquanto o que a Volks com certeza conseguiu foi produzir uma das melhores campanhas dos últimos tempos, que emocionou muita gente, rendeu matérias na impresa e um forte buzz nas redes sociais.
Segue o vídeo para quem ainda não viu: