Txt

A Nissan é para mim um fenômeno do mercado automobiístico nacional. Uma empresa com vendas ainda modestas, que tem feito campanhas de gente grande e crescendo assustadoramente, em conhecimento de marca e vendas.

Atualmente a Aliança Renault/Nissan, firmada em 1999, fica atrás apenas dos fabricantes mais tradicionais: Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford. Em 2011 a empresa vendeu no Brasil 67.284 carros, um crescimento incrível de 88% em relação a 2010. Se os carros da marca sempre foram bons, de onde vem o crescimento?

A evolução da Nissan em participação de mercado está diretamente ligada à estratégia, comunicação e marketing. A empresa soube entender o mercado nacional, ampliando e adequando seu portifólio ao mercado brasileiro. O lançamento do Nissa March foi um divisor de águas para a unidade brasileira da empresa, que colocou no mercado um carro com preço competitivo e completo, com itens de conforto cada vez mais importantes para o brasileiro. O modelo veio para competir com carros como Palio e Gol, se colocando como a democratização do carro japonês, com o slogan “Agora todo mundo pode ter um carro japonês”.image

Além dos novos modelos, a Nissan tem investido pesado em propaganda, e pesado em todos os sentidos. Não só foram veiculados mais anúncios nos útimos 2 anos, como a empresa foi polêmica e bateu pesado nos concorrentes. Com ironia e irreverência citou sem medo marcas e modelos de outras montadoras.

A estratégia de marketing da Nissan tem para mim 3 pilares:
1 – Oferecer o conforto que o consumidor deseja com um preço justo. Custo benefício.
2 – Valorizar o carro japonês sobre os importados de outros países, e se identificar como montadora japonesa.
3 – Reposicionar os concorrentes. Quando a marca cita outras empresas e produtos não acho que exista desrespeito ou jogo baixo. Vejo o que Al Ries chama de reposicionar o concorrente, no livro Posicionamento – A Batalha por sua Mente.

O 3º ponto com certeza tem sido o de maior polêmica no mercado, mas vejo apenas um modo agressivo da empresa comunicar sua filosofia. Baseada na palavra Shift, que significa mudança, a empresa propõe que o consumidor mude, olhe para o novo e refaça suas escolhas baseado no presente.

O resultado de tudo isso nós vemos nos números da indústria e nas ruas: Mais carros da Nissan. Abaixo você confere uma galeria com os principais comerciais da empresa lançados no país nestes últimos 2 anos. Dos agroboys aos pôneis malditos, basta clicar nas miniaturas para assistir. Para visualizar os próximos é só clicar nas setas do player.

[ultimate 2/]

Write A Comment