Temos passado por um momento de baixo crescimento econômico no Brasil, e todos os indicadores apontam para um continuidade desse movimento. Baixo crescimento e alta da inflação são o resumo de vários problemas estruturais, tributários e políticos que temos por aqui.
Um relatório do Centro de Pesquisas Econômicas e Negócios aponta que mesmo com o todos esses problemas o nosso mercado consumidor continua crescendo, e até 2023 será o 5º maior mercado do mundo. Para nós da área de marketing isso diz muito, e levante dois pontos chaves, um como oportunidade e outro como desafio:
Continuamos com um mercado forte
Saber que se trabalha com marketing no 5º maior mercado do mundo é um conforto. Temos público para diversos tipos de produtos, conseguimos implementar estratégias de nicho de mercado, vamos das classes emergentes que compram cada vez mais à um dos mercados de luxo que mais cresce no mundo. Não falta oportunidade para posicionar, comunicar e vender.
O ritmo vai diminuir
Se por um lado caminhamos para ser maiores, por outro vamos chegar lá com passos menores. O Brasil está no limite do consumo das famílias, principalmente com a retomada do crescimento dos juros. Nossa expansão de consumo está mais relacionada à ascensão de alguns grupos e aumento da riqueza de outros, porém isso não acontecerá como na década passada.
Sabemos que o objetivo das empresas é o crescimento em vendas, e a área de marketing pode e deve contribuir. Porém, além de uma estratégia para o aumento do faturamento no curto prazo, também devemos pensar em ações que garantam competitividade e lucratividade no longo prazo. Neste momento manter o “farol alto” garante que a companhia se aproveitará do crescimento econômico que certamente virá.