O MMA é o esporte da vez no Brasil, com crescimento expressivo, cobertura em tv aberta, reality show na globo, pacote pay per view e cada vez mais na boca do povo. Esse crescimento leva as marcas aos atletas, que simbolizam o esporte e são a oportunidade de se chegar ao consumidor.
Os brasileiros do MMA já são patrocinados por grandes empresas e até mesmo clubes de futebol. Com essa tendência, quem mais ganha é o principal astro da categoria, Anderson Silva. Maior campeão de todos os tempos, Anderson se tornou referência quando se fala em luta, e já é uma personalidade nacional. Quando uma personalidade chega nesse nível, e ainda estando no auge da carreira, se torna alvo de muitas empresas, que querem atrelar suas marcas às tendências do momento.
E assim foi com Anderson Silva, que em pouco tempo já representa grandes marcas como Corinthians, Bozzano, Budweiser, Ford, Allianz, Burger King, e agora a Philips. As campanhas foram bem feitas, souberam explorar a popularidade e o carisma de Anderson e fizeram sucesso com o público. A grande vantagem de se ter alguém tão popular em um comercial é a repercussão que isso dá, principalmente em tempos de internet e redes sociais, que disseminam um bom comercial rapidamente. Não há duvidas de que a exposição das marcas é enorme.
O ponto negativo é que um garoto propaganda dividido entre muitos anunciantes, não cria identidade com nenhum deles. O público não vincula o atleta à nenhuma marca, como vincula por exemplo Ronaldo à Nike e Claro. As propagandas com Anderson Silva dão audiência e visibilidade temporária. Para utilizar a fama de uma personalidade por mais tempo, é preciso ter mais exclusividade em sua imagem.
Abaixo você confere alguns comerciais protagnonizados por Anderson: