É sempre muito destacada pelo mercado a crescente competitividade em todas as categorias, o que exige cada vez mais que as empresas ofereçam qualidades e benefícios e que o marketing diferencie produtos e serviços.

Um dos termômetros para se medir competitividade é o lançamento de novos produtos. O GNPD, Global New Products Database, monitora as tendências e inovações de produtos em todo o mundo, e um dos índices utilizados é o de lançamento de embalagens, o que dentro dos critérios da pesquisa configura um novo produto.

Este mês foram divulgados os números do primeiro trimestre de 2012, e como em toda pesquisa a interpretação dos números sempre nos leva à compreensão do cenário. Primeiro os números, depois a análise:

– No 1ºT de 2011 o mercado mundial apresentou uma retração de 2.6% no lançamento de produtos, a queda no Brasil foi de 2.92%.

– Em 2012 o lançamento de produtos cresceu 15.9%. No Brasil o crescimento foi de 16.1%

– Foram 76.106 embalagens lançadas em todo o mundo, sendo 3.307 só aqui. 4.34% de tudo que é lançado no mundo.

As categorias com mais lançamentos, mundialmente e localmente:

Mundo Brasil
1º Maquiagem para os lábios 1º Produtos para cabelo
2º Cuidado facial/pescoço 2º Maquiagem
3º Esmalte para unhas 3º Padaria
4º Biscoitos doces 4º Produtos para pele
5º Produtos para o corpo 5º Sabonetes e produtos p/ corpo
6º Produtos para banho 6º Molhos e temperos
7º Shampoo 7º Laticínios
8º Maquiagem para os olhos 8º Snacks
9º Bolos e Pastelaria 9º Chocolates
10º Refeições prontas 10º Doceria e goma de mascar
A partir destes números chego às seguintes conclusões: O mercado está aquecido. Após um ano de 2011 mais parado, em que as empresas se mostraram conservadoras e ainda recuperando o fôlego depois da crise de 2008, 2012 vem mais intenso para todo o mercado.
No resultado geral as categorias que mais lançam produtos são as de cosméticos, representando 7 das 10 primeiras. Já no Brasil categorias de alimentos ocupam seis posições. Isso mostra como nosso mercado ainda está amadurecendo em categorias já consolidadas e muito competitivas em outras partes do mundo. O mercado de alimentos nacional ainda vai se beneficiar muito do crescimento da classe C, que quer variedade, qualidade e novas experiências em sua mesa. Essa mesma classe C valoriza e muito os produtos de beleza, e após a maturação dos produtos alimentícios no país, imagino que nossos lançamentos também estarão concentrados nas categorias de cosméticos.

O país está acima da média mundial, o que é muito bom e mostra a força do nosso mercado interno. Produtos e SKU`s que ainda não existiam aqui estão sendo lançados, confiando no potencial de consumo do brasileiro, que hoje tem uma correlação menor com o cenário externo. E não só o Brasil mostra força, mas emergentes como um todo, conforme tendência prevista para o ano pela Euromonitor.

Write A Comment