A Páscoa é uma data que movimenta o comércio e as fabricantes de chocolate. São milhares de pessoas comprando e disputando chocolates vendidos por um valor quatro vezes maior que o normal. Em 2011 foram 10,16 toneladas de óvos, resultando em aproximadamente R$816.000 em vendas. Aproveitando a data, o Anáise de Marketing fala um pouco sobre o mercado brasileiro de chocolates.
Em um mercado gigante como esse, sobram nichos e oportunidades para redes de chocolates e até produtores independentes, mas quem realmente faz a festa na data são as grandes indústrias. 76,6% de todo o chocolante vendido no Brasil vem da Nestlé, também dona da Garoto, e Kraft Foods, proprietária das marcas Lacta, Milka e Toblerone. Arcor, Hershey`s e Mars (M&M e Twix) completam o time das 5 maiores. As últimas três, apesar de grandes empresas, com marcas reconhecidas e força em vários países, cumprem tabela nesta lista. O share da Mars por exemplo é de 2.4%, contra os incríveis 44,1% da Nestlé.
Neste mercado dominado por grupos internacionais a Lacta, empresa brasileira fundada em 1912, ao lado da também brasileira Garoto, e da Nestlé, que não é brasileira mas chegou ao país em 1921, mostram que neste mercado a tradição e proximidade com o consumidor pesam muito. Mesmo com a chegada de marcas globais a participação dessas empresas se mantém sólida, e as recém chegadas ainda não ameaçam.
O mercado brasileiro de chocolates é extremamente promissor, e por isso tem atraído a atenção de grandes grupos, bem como de franquias especializadas no produto. O consumo per capita no país é 6 vezes menor que no mercado Argentino, e isso ilustra um pouco do potencial de crescimento.
Para as gigantes, quanto mais o bolo cresce maior a fatia que eles levam, e por tanto estimular o consumo da categoria como um todo é interessante. Os participantes com share menor e as redes devem trabalhar com uma estratégia de popularização, que os levem para a briga por share, ou a diferenciação, atuando em nichos com menor volume mas mais margem de lucro e fidelidade.
Fonte de dados : Exame