mcdonaldsO McDonald’s é sem dúvida uma das principais marcas do mundo. Consumida e reconhecida por praticamente todos é um ícone, um desses cases raros que servem para exemplificar o sucesso em qualquer discurso sobre marketing. Eu evito falar do McDonald’s porque acho clichê usá-lo como exemplo, mas neste caso vale.

A maior rede de fast food do mundo em 2012 completa 75 anos de mercado. Ainda assim, é uma marca jovem, voltada para o público jovem, que fideliza seu consumidor desde a infância. Se observamos seus comerciais, layout de loja, campanhas de brinde e tudo que utiliza para se posicionar, vamos sempre notar modernidade. Uma empresa que evolui para atender a nova geração de consumidores.

Isso é o normal da rede. Este comercial, veiculado no Canadá desde Fevereiro, é o contrário, é o McDonald`s fazendo o caminho inverso e se conectando emocionalmente com um consumidor mais velho, se posicionando como algo clássico. tradicional, e que faz parte da vida de seus clientes. “Clássico e parte da nossa vida” não é como vemos a rede, mas ela é, e comunicar isso ao consumidor é fantástico.

Poucas marcas modernas e populares podem se dar ao direito de se declarar como clássica, como parte da vida de seus clientes. As que podem, devem fazer. A “Volta ao passado” é uma tendência da sociedade, nas marcas, nos produtos e em alguns pontos até no estilo de vida. Executada com cuidado, para não interferir na fidelização das novas gerações, a estratégia consolida mais ainda a marca.

Por fim, vale lembrar que durante a crise do Subprime, em 2008, o McDonald’s apresentou crescimento em vendas, se destacando entre as redes de fast food. Isso aconteceu exatamente pelo passado da marca, que atraiu consumidores que buscavam uma refeição barata, mas em um lugar de confiança. Enquanto isso, o Burger King viveu um péssimo momento e entrou em crise junto com o país. Portanto, o posicionamento do comercial é perfeito, e já foi previamente testado. Confira abaixo:

Write A Comment