A série sobre a pesquisa tem hoje seu último post com foco no Brasil, mas já começa aqui a transição para o global. O que eu gostaria de registrar aqui é o reconhecimento e a atenção que a pesquisa da WPP/Brandz deu ao mercado brasileiro e suas marcas. Apenas três países receberam análises individuais no relatório: China, Índia e Brasil, três dos integrantes do BRICS, que ainda tem a Rússia.

Ranking América Latina
Das 8 maiores marcas da América Latina, 6 são brasileiras.

A página que se refere ao Brasil dá destaque às três marcas que entraram para o Top100 mundial: Petrobrás, Itaú e Bradesco, e ainda Natura, Skol e Brahma, que se juntam às três primeiras no Top8 da América Latina. O texto destaca o crescimento da classe média brasileira, as boas perspectivas econômicas e os investimentos em infra estrutura que a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 vão trazer.

O relatório fala também do consumidor brasileiro. Um dos mais ativos em mídias sociais, abre espaço para a comunicação online das empresas, e com o aumento da renda é previsto um número maior de smartphones, aumentando este mercado online. As compras coletivas são destacadas como tendência que mantém o poder de compra dos consumidores em uma economia inflacionada. É observada a tendência dos consumidores de comprar mais nos supermercados e a oportunidade que empresas de algumas categorias, como bebidas não alcoólicas, veem de atrair o consumidor que tem maior orçamento para produtos que não são prioridade.

Se a classe média é destaque pelo crescimento as classes mais altas são destaque pelo aumento da riqueza. Segundo o relatório os ricos estão ficando mais ricos, e marcas de luxo já encontram um amplo mercado no país. A preferência por marcas internacionais dificulta o crescimento das marcas brasileiras, principalmente no mercado de luxo. Ainda assim em algumas categorias as marcas nacionais se destacam. As cervejas são um exemplo, neste mercado os players nacionais são líderes em venda.

A análise final fala das empresas mais valiosas, seguindo o que comentei aqui quando vi o ranking. A Petrobrás é líder pelo seu alto faturamento, com baixa contribuição da marca, que é importante por sua solidez. Os bancos são para eles um indício de que a economia brasileira passar por grandes e promissoras mudanças.

Se você ficou interessado no texto, clique aqui e veja o texto do relatório, em inglês. Veja abaixo os outros posts da série:

Série Marcas: Valor de cada marca brasileira
Série Marcas: As mais valiosas do Brasil
Série Marcas: As mais fortes do Brasil
Apple: Marca mais valiosa do mundo

Write A Comment