A maior rede de varejo do mundo anunciou nesta terça feira seus planos de investimento no Brasil pra 2011. Segundo seu presidente, Marcos Samaha, serão 80 novas lojas com um investimento de 1,2 bilhão durante o ano. Nos últimos cinco anos a empresa investiu R$6 bilhões e inaugurou 177 novas lojas.
Samaha indicou ainda que os investimentos serão mantidos nos próximos anos: “O Brasil é um mercado extremamente estratégico para o Walmart. Com a estabilidade econômica dos últimos anos, a empresa vê um excelente potencial de crescimento no nosso mercado e por isso vai continuar investindo em expansão”. Ele falou ainda do foco na classe C: “O foco nos formatos direcionados à classe média emergente será ainda mais forte em 2011”.
Essa presença cada vez mais forte da empresa no mercado brasileiro pode mudar significativamente o cenário do varejo nacional. O poder econômico da empresa é muito superior ao dos concorrentes. Eu tinha um professor, José Albino, que sempre usava o Walmart americano como exemplo de poder em um mercado, e dizia que se a empresa fizesse uma mudança radical de preços isso afetaria até mesmo o PIB dos Estados Unidos.
O Walmart é um concorrente poderoso e que está focado na nova classe média brasileira, consumista e cada vez maior. Vale lembrar que é com a política de baixo preço que a rede se tornou a maior do mundo, e que é essa a estratégia para chegar a esse público alvo.
O Walmart vem aí!