O marketing tem alguns direcionamentos muito sólidos, que devem se manter no mercado por um bom tempo.
Empresários e gestores de pequenas, médias e grandes empresas devem sempre compreender o mercado, sua estratégia de marketing e seus consumidores para conduzirem seus negócios de maneira vencedora e sustentável.
Para os que desejam se aprofundar mais, o livro Posicionamento aborda em detalhes vários desses temas:
A percepção do consumidor importa mais que as características do produto
Marketing não é uma questão de produto (sua qualidade e características), mas sobre como ele é percebido pelos clientes. Muitas pesquisas já comprovaram que não existe realidade, o consumidor vê aquilo que espera ver.
Um sapato italiano idêntico a um brasileiro será mais bem avaliado em uma pesquisa, pois o consumidor acredita que sapatos italianos são superiores. É por isso que testes cegos de cerveja nunca refletem o resultado de vendas do mercado.
É claro que o produto também tem seu percentual de importância, mas a percepção do consumidor vai além disso. Por isso, trabalhe sua marca, garanta que o consumidor percebe o seu produto como você deseja.
Chegar primeiro é fundamental para se tornar líder de mercado
Ser o primeiro a chegar no mercado é melhor que ter um bom produto. Não nos lembramos do segundo, mas do líder que toma o espaço na mente do consumidor.
Essa regra tem várias aplicações. Uma marca de carro lançada hoje não será a primeira, mas um marca como a Tesla Motors, primeira com um posicionamento 100% ecológico, tendo apenas carros elétricos, tende a ter a liderança deste mercado mesmo contra grandes montadoras que possuem versões elétricas. O primeiro restaurante de comida natural pode não ser o primeiro restaurante da cidade, mas tende a se tornar referência em alimentação saudável.
Ou seja, se o seu produto não é inovador, você pode inovar no posicionamento.
É muito difícil se tornar líder em uma categoria ou mercado que possui muitos concorrentes. É melhor criar um novo produto, que crie um nova categoria, do que ir para mercados saturados. Isso se aplica não só à produtos, mas principalmente à posicionamento.
Quantas lojas de eletro gritando que tem o melhor preço temos no mercado? Se for para criar mais uma, o ideal é não focar neste diferencial. Tente se posicionar onde há menos concorrência, e de preferência, como disse a regra anterior, seja o primeiro neste mercado.
O consumidor deve pensar em você
Ser o primeiro na mente do consumidor é mais importante que ser o primeiro no mercado. É o famoso Top of Mind. Um diferencial de mercado que pode garantir a perpetuidade do produto ou marca.
Como a marca é percebida importa mais que as características do produto. Assim, esse diferencial só é real se o cliente tem uma imagem definida sobre seu produto e principalmente, ele se lembra dele espontaneamente.
Para isso é preciso ter um foco, que permita ao cliente ligar sua marca e seu produtos à um atributo. Isso muitas vezes requer sacrifícios, seja restringir a linha de produtos, atuar apenas em um nicho de mercado ou ter que mudar constantemente seus produtos.
Identifique tendências
Um grande desafio para os profissionais da área de marketing é identificar tendências. Um desafio que se superado pode ser muito rentável.
Antever tendências pode garantir à empresas a sobrevivência da companhia ou a liderança de um novo mercado. Tendências de comportamento do consumidor são percebidas com estudos e observações, e todos os segmentos podem se preparar para aproveitar ou sofrer um impacto menor diante da nova realidade.