Os objetivos de uma estratégia de marketing são variados, e uma mesma ferramenta pode, de acordo com o contexto, atender diferentes objetivos. Uma destas ferramentas é o Co-branding, que podemos definir como a aliança de duas empresas em torno de um produto ou serviço.
O Co-branding pode trazer resultados diversos, que variam de acordo com as empresas e marcas envolvidas, segmento do produto ou serviço e o mercado. O posicionamento e a percepção que o consumidor tem das marcas, o nível de competitividade, concorrentes e a maneira como os produtos da categoria são consumidos devem ser avaliados e considerados antes da ação. Por fim, um co-branding pode ser bem sucedido em um mercado e não ser em outro, o que pode tornar uma aliança local melhor que uma global.
Os objetivos da ferramenta usualmente são: crescimento de market share, aumento de conhecimento de marca, internacionalização, diferenciação dos concorrentes, penetração em novos mercados e construção de posicionamento de marca. O que se espera sempre é que a sinergia crie um produto ou serviço mais forte do que seriam os elementos separados neste mesmo mercado.
Exemplos de Co-branding são facilmente encontrados, e vale a pena citar alguns para que vejamos a teoria aplicada no mercado. Uma empresa que incorporou essa estratégia em seu marketing foi a Arcor. O grupo argentino, maior produtor de doces do mundo, já realizou um série de ações com outras empresas. Recentemente a empresa lançou a bala Butter Toffees Cappuccino 3 Corações, em parceria com o Café 3 Corações. O lançamento diferencia o produto da Arcor de todas as outras balas de café do mercado, pois tem a chancela 3 Corações, referência nacional em café. Já para a 3 Corações, o produto tem o reconhecimento da linha Butter Toffees, que possui 89% de market share, e a empresa conta com a expertise da Arcor no mercado de doces. Um Co-branding de aumento de mercado, conhecimento de marca e atuação em novos mercados, em que as duas empresas tendem a ganhar.
Também neste ano a Arcor realizou uma ação com a Tok&Stok para promover a linha Paçoca Amor, com produtos exclusivos como puffs, luminárias, mesas de centro, aventais e porta-copos. Com isso a linha ganha uma divulgação junto ao consumidor e a Tok&Stok aumenta seu mix de produtos.
Para fechar os exemplos da Arcor, um dos cases de Co-branding que mais valorizo é a união da empresa com a Coca-Cola. O grupo argentino tem como objetivo ter uma atuação mais forte fora da América Latina, e se unir à marca mais conhecida no mundo é um caminho curto para ganhar força em outros mercados. Os produtos lançados em conjunto com a Coca-Cola não chegaram ao Brasil, mas na tabela abaixo você pode conferir alguns dos produtos já lançados pelas empresas: goma de mascar Powerade, pirulito Sprite e sorvete Fanta.
Olhando para o mercado com atenção encontramos inúmeros exemplos de Co-branding, como a coleção da Puket inspirada nos chocolates da Nestlé, a ação da Unilever que deu um amaciante Fofo ou Comfort aos compradores de um ferro de passar Arno, ou o lançamento do Waffle Forno de Minas, em que a degustação nos PDV`s foi feita com produtos Itambé. O Co-branding é uma ferramenta útil, que pode alcançar diversos objetivos e tem sido cada vez mais explorado pelos profissionais de marketing. Vale a pena estudar, entender e se aprofundar no tema.