Desde a faculdade o marketing se tornou um dos temas pelos quais mais me interesso. Quando cursei esta disciplina ficou muito claro para mim o quanto o marketing é fundamental na competitividade de uma empresa, e mais ainda, como ele está presente em nossa vida.
Marketing não é anúncio em jornal, não é ter um site, não é o atendimento do funcionário. Marketing é tudo isso e muito mais. É a estratégia da empresa, o que deve nortear as decisões e ações, é o modo como a empresa vê o mundo e que define como ela será vista.
Toda relação de consumo gera no consumidor uma opinião, até mesmo um sentimento. Cabe ao marketing garantir que a experiência seja planejada, pensada. O consumidor tem que ver a empresa como ela deseja ser vista, e para isso o marketing está aí, para posicionar.
O termo posicionamento é muito mais complexo que parece, assim como o marketing. Usado pela primeira vez por Al Ries e Jack Trout, no livro Posicionamento, o termo foi definido como a maneira que o consumidor vê a marca. E como o consumidor vê uma marca? Como ele cria um conceito? O resultado disso é uma mistura de uma série de variáveis, que incluem um anúncio no jornal, um site e o atendimento do funcionário. Tudo que a empresa diz e faz tem influência na maneira como ela é percebida.
O que este blog se propõe a fazer é analisar, comentar e palpitar tudo que contribua para a formação da imagem de uma marca, que possa refletir no mercado, na competitividade de uma empresa, e sobre o mundo, com suas variáveis e tendências que mudam todos os dias o ambiente em que fazemos marketing.
Vamos falar de administração, comunicação, antropologia, comportamento, economia e política, porque como eu disse antes, marketing é tudo isso, e muito mais.